terça-feira, 26 de abril de 2016

Sete Dias de Tortura - 6 de 7

Sexto e penúltimo episódio desta série.

Vejamos algumas declarações feitas durante a Comissão Nacional da Verdade:

Alanir Cardoso tinha ficado dois dias sem comida e água e quando ele achou que iam lhe dar comida e água...

"Em vez disso, encheram minha boca de sal. E depois do sal, me deram urina para beber."

Martha Alvarez descreveu a seguinte tortura:

"Eles tocavam um mi, bem agudo, com uma corneta quase colada ao meu ouvido. Uma vez a cornetada foi tão alta que lembro de ter acordado já na minha cela."
Iná Meirelles disse:

"A gente era cercada nua, por homens ameaçando de abuso sexual o tempo todo."

Dirce da Silva:

"Eles me bateram e disseram 'se você não disser onde está o Porfírio mato seu marido e seu irmão'. Disse: 'não digo porque não sei. Se soubesse também não diria'. Reuni minhas forças e dei um tapa no soldado, que cambaleou. Ele me deu um 'telefone' e eu desmaiei. Acordei toda molhada de cachaça e vômito."

José Adelido Ramos ao falar da morte de Fernando Sandália

" Os torturadores sabiam que ele tinha um grave problema nos rins e após os golpes, ele passou a mijar sangue. Ele pediu socorro, mas não foi atendido. Depois, foi divulgado que ele foi morto em tiroteio e que o carro em que estava pegou fogo."

 Abel Honorato descreve:

"Me prenderam em casa e me levaram pra Casa Azul. Lá me bateram com vontade. Me retiraram daqui semi-morto. Saí vestido numa saia, pois não podia botar uma calça [por conta dos ferimentos da tortura]"
 E, por último, Cláudio Guerra, EX-DELEGADO DO DOPS DO ESPÍRITO SANTO

"Se cumprisse pena por tudo que eu fiz, nunca iria sair da cadeia."
 Vários foram os torturadores que confessaram que a tortura era prática do regime enaltecido por Bolsonaro, mesmo que a versão oficial sempre tenha sido de que não havia tortura porque era ilegal. Pois bem, agora sabemos que a ditadura militar nunca ligou pra legalidade. Desde o seu nascedouro.

Bônus 1:

E um bônus de hoje vai por conta de Bolsonaro dizendo que o grande erro da ditadura foi torturar e não matar. Veja aqui

Bônus 2:

Convido-os a conhecer a página Bolsonaro Cristão. Tem uma bela coletânea de absurdos proferidos por este ser asqueroso que almeja ser presidente do Brasil.

Até amanhã, com o último post da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário