sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A revista Charlie Hebdo fez certo em não se calar.

Tenho visto alguns comentários a respeito do atentado terrorista na França ocorrido 3 dias atrás que me deixam triste. São comentários do tipo: "Repudio os terroristas, mas bem que eles podiam ter respeitado a religião dos outros" ou "É uma desumanidade, mas eles tiveram culpa também. Acharam o que procuraram, as charges são desrespeitosas". Enfim, vocês entenderam. Sobre isso, quero tecer alguns comentários.

Primeiro, sim, há um risco em mexer com Maomé ou com qualquer símbolo de qualquer extremista maluco e eles sabiam o risco que estavam correndo, tanto é que havia senha pra entrar no prédio da redação e eles tinham seguranças. Mas eles resolveram correr o risco corajosamente. Por quê? Porque o que estava em jogo não era apenas algumas brincadeiras pesadas. O que estava em jogo era a liberdade de expressão! Se após as ameaças os caras tivessem fechado o bico, sabe o que aconteceria? Aconteceria que os vilões teriam vencido! Significaria que vale a pena ameaçar para suprimir a liberdade de expressão dos outros e isso a gente não pode tolerar. Se abrimos mão do que podemos dizer, abrimos mão da nossa liberdade, abrimos mão de tudo que importa!

Se tem uma coisa pelo que temos que prezar é pelo direito de tudo dizer, de tudo debater. Eles não podem vencer nesse ponto. Nós é que temos que vencer e eles precisam se civilizar e isso significa aprender a lidar com críticas e (por que não?) provocações, como todo ser humano civilizado adulto. "Ah Vinícius, mas você viu as charges? Eles exageraram! Tudo tem que ter limite." Sim, eu vi as charges e, sim, na minha opinião eles exageraram em algumas. Mas aí eu pergunto: E daí?. E daí se eles exageraram?? Eles estavam no direito deles! Todo mundo tem que ter o direito de achar qualquer ideia absurda e, se quiser, ridicularizá-la. Não estou aqui entrando no mérito de se essa é ou não a melhor estratégia para lidar com o debate, se é mais eficaz no seu objetivo de defender sua posição e conquistar novos adeptos. Isso não interessa. O que interessa é que a pessoa tem o direito de se posicionar do jeito que quiser sobre o tema que quiser. Não pode haver temas tabu. Tudo tem que ser discutido. Tudo tem que ser questionado. Todas as ideias são passíveis de serem ridicularizadas e não devemos ver nenhum problema nisso. Eu devo respeito às pessoas, até o momento em que elas façam alguma coisa para perder meu respeito por elas. Mas não às suas ideias! Eu não devo respeito a nenhuma ideia. O nazismo é uma ideia idiota pra mim e eu tenho total direito de ridicularizá-lo. Astrologia é uma estupidez pra mim e eu tenho total direito de zombar de astrologia o quanto eu quiser com a intensidade que eu julgar necessária. Por exemplo: Se alguém de esquerda quer ridicularizar as ideias de direita numa charge, numa crônica, num artigo de opinião. Faça! Se alguém de direita quer ridicularizar as ideias de esquerda numa charge, crônica ou no que diabos for. Faça! Se algum teísta quiser zoar as ideias ateias, céticas. Dizer que são absurdas, risíveis, ridículas. Faça. Faça sem pena! Use seus argumentos. Tire onda pesada se quiser. Você está no seu direito de atacar ideias com todo seu arsenal pesado. Se algum ateu quiser zoar as ideias religiosas, se quiser atacar seu dogmas, suas filosofias, seu modo de pensar, se quiser fazer piada com Adão e Eva, com Nóe, com Jesus, com Alá, com Buda e o caralho. Faça! Você não tem que ter pena de nenhuma ideia, nem de nenhum modo de pensar. Não podem existir tabus. Nenhuma ideia é "café-com-leite" nessa brincadeira. Se o modo de pensar for forte, correto ou coerente, ele resiste com os seus argumentos a qualquer ataque, se não for, ele cai, e pronto. Tabus são uma desgraça para o mundo. Ideias não discutidas são a pior tragédia que pode acontecer para a humanidade. Porque quando a discussão e o ataque aos modos de pensar são suprimidos, então o debate morre. Nada se aprende e perdemos a capacidade de criticar. O resultado disso são pessoas incapazes de discutir coisas simples, pessoas que só aprendem a dizer sim e não, que defendem "não-sei-o-que" não sei por que. E as consequências disso são as trevas. É a inquisição, é a ditadura, é o preconceito infundado, é o mundo inerte.

"Penso, logo existo", dizia Descartes, então pensemos, discutamos, não nos calemos. Isso é o que faz a gente ir pra frente, o mundo ir pra frente ao invés de ir pra trás. A religião especialmente reivindica muito essa questão do respeito, as pessoas levam pro lado pessoal. Mas a religião é uma filosofia, uma ideia, um modo de pensar. Ninguém deve respeito a ideia nenhuma. Se não gostou dos meus argumentos, devolva-os. Se não gostou da minha piada com seu modo de pensar, mostre onde falho no meu raciocínio. O que você teme no debate? Mostre minhas falácias. Faça sua piada também! Só não venha me pedir pra que eu não discuta uma ideia, pra que eu deixe ele quieta. Por que aí, nesse momento, eu vou dizer: - "Je suis, Charlie!" E eu não vou me calar. Chega de supressão ao debate. Viva as estradas livres e os sinais verdes para toda discussão de ideia por qualquer meio que seja, de qualquer modo que seja. Aí sim teremos um mundo melhor.

****Ps.: Não sei se é pedir demais, mas, não levem pro lado pessoal. Isso é apenas uma opinião e se não concorda, responda. Se quiser faça uma piada provocante com minha ideia. Prometo que não vou levar pro lado pessoal. Ideias existem para serem postas a prova mesmo. ;)****

2 comentários:

  1. Cara, acho que essa bandeira da liberdade de expressão está cobrindo erros demais. É errado isso, é errado fazer piadas racistas, de cunho religioso, piadas que ofendam os outros, é errado. Não se pode sair por ai ridicularizando algo que é sagrado para alguém e se esconder atrás do muro da liberdade de expressão, as pessoas confundem direito a liberdade de expressão com o direito de ridicularizar alguém.. eu defendo a liberdade de expressão, mas acho que deve haver limites, o que eles faziam era uma falta de respeito.. Não estou defendendo os terroristas, nada justifica os atentados, mas vejo erro dos dois lados, está na hora de rever alguns conceitos, comédia tem limite, quando passa a agredir alguém, perde totalmente o meu respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Celine que o que eles faziam era uma falta de respeito. Eu não gostava do material deles. Não vejo graça e acho contraproducente se o objetivo for convencer alguém sobre seu modo de ver o mundo. Porém, proibir é negar o direito de expressão e isso não podemos deixar. Eles não desrespeitaram ninguém individualmente. Eles desrespeitaram um modo de pensar, de ser, e isso, mesmo sendo de mau gosto, no caso deles, não deveria ser proibido, ao meu ver.

      Excluir